ESTRELA DAS ÁGUAS BLOG DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, 1 de julho de 2011

UVAS PARA OS NETOS

Orgânica
Nivea Moraes Marques


Passados tantos séculos
ainda acordo dentro da noite
para observar este espaço
vazio
que deixou seu corpo
em rua absoluta
em luta absoluta
sem trégua nem finalidades

Suas meias, pouco tabaco
seus jornais, seus cadernos
de anotações
Tudo está dobrado
e em seu lugar, como antes
como sempre

Não quero deitar-me viúva
e acordar morta
Não quero deitar-me morta
e acordar viúva

A vida com seus rebentos
abstive-me, você sabe
(só tuas coisas, aquelas que foram indo
foram ficando, me pertencem e me acompanham)

Dentro de uma cidade ausente
Dentro de uma cidade magra
Dentro de uma cidade inexistente
vivo para vida dura, agressiva e
urgente

Minhas saias foram bordadas a sangue
(sangue seu)
Meus lenços acenam para voltas
_ Voltas!
_ Voltas?!

Cultivo ainda mil sorrisos, porque a colheita vem
tão logo todo esse inverno passe.
Minhas mãos, enquanto isso,
revolvem a terra plantando mudas imaginárias
que germinarão sonhos e desvarios,
os quais a todos experimentarei
E quando envelhecer, estou segura,
minha casa será cheia de netos
Eles farão bingos com os rescaldos desse tempo surdo
de suposta desfaçatez
Meus netos provarão as uvas do meu amargo arrependimento
e fincarão estacas na terra em que plantei meus pés de vento.

Nenhum comentário: