ESTRELA DAS ÁGUAS BLOG DE LITERATURA INFANTIL

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ANTÍDOTO

Dê um sorriso
Nivea Moraes Marques


“É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.”
Cecília Meireles


Quase não vejo e ouço as notícias, tenho artimanhas de continuar vivendo.

Mas de quando em vez teimam em me atualizar, às vezes por mesquinhez, outras porque apenas nos encontramos ainda no mesmo mundo.

Mundo de dois hemisférios, como dois irmãos gêmeos de temperamento oposto, um rico o outro pobre, um frio, o outro quente, um repleto de motivos fúteis, o outro pleno de motivos francos...

Mas de quando em vez teimam em entortar o temperamento, e o um imita o outro e o outro imita o um.

Faço parte do outro e sempre me gabei da dor e da delícia de ter sangue latino, de falar a língua do Lácio, de jogar bola, de cantar samba, da sexta-feira em torno de amigos, da presença do jogo de cintura na lida do trabalho árduo...

É besta demais a vida dentro do fio platinado da tela, a vida virtual, a vida desvirtuada...

O que é que informa e constrói essa caverna “Matrix”, esse chão (que não sendo o coração) é terra que ninguém pode pisar ou deveria pisar.

Falta um sorriso para os infelizes...

Não existe um único motivo para se tirar a vida de alguém. Não existe um único motivo para se tirar a vida de uma criança. Não existe um único motivo para massacrar crianças. Não existe um único motivo para se tirar a vida de alguém.

Contudo, falta um sorriso para os infelizes...

Isto não é justificativa, é prevenção. Os psicopatas são uma bomba relógio sem solução. Poderia um sorriso desarmar-lhe os propósitos macabros?

Com quantos sorrisos se refaz um coração?

A tarefa de Deus é tão comprida: consolar os que ficaram e perderam suas vidas, dar morada para os que se foram e viram transformadas suas vidas, julgar o homem que massacrou todas essas vidas...

Sempre peço que Deus troque o coração dos malfeitores, quando ainda vivem. Morto, não consigo rezar por sua salvação (embora saiba que Deus não esbanja seus filhos). Deixo que Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia decida se há ainda um sorriso que baste e um porquê de trocar o coração deste malfeitor.

Porque agora tocará somente a Deus um sorriso arrasador, um sorriso abrasador, um sorriso de mãe e de pai, um sorriso de irmão, um sorriso de filho, um sorriso de vizinho, um sorriso de namorada, um sorriso de professor, um sorriso de amigo, um sorriso de médico, um sorriso de merendeira, um sorriso de garçon, um sorriso de flanelinha, um sorriso de padre, um sorriso de jardineiro, um sorriso de motorista, um sorriso de criança, um sorriso que possa trazer um sentido pra vida, um sorriso que lhe ensine um sorriso de Cristo, um sorriso que lhe ensine um sorriso de Homem.

Um comentário:

Camila Marques disse...

Bonito, irmã... um sorriso que nos devolva a beleza da vida.