ESTRELA DAS ÁGUAS BLOG DE LITERATURA INFANTIL

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

AQUÁRIO DA NOITE


Aquário da noite
Nivea Moraes Marques



No aquário da noite os peixes dormem. Dormem de olhos abertos e enquanto o sonho passa seus filmes sem nexo eles registram a paisagem. Imutável às horas. A água e o ar não importam nada nessa noite em que os peixes no aquário dormem.
Dormir não passa perto da morte, aduba a vida. Dessas paisagens imutáveis e desses sonhos vãos nada que é de são é acrescentado. O que tem consistência é o descanso, o pensamento tranqüilo, quase nulo, os sentimentos restaurados a um lugar em que eles não podem nada. No sonho o coração habita grande as madrugadas, mas o seu conteúdo é um privilégio para bocas desdentadas.
Quando é o meu sono o habitante noturno do meu corpo, não me importo com o dia (nada aconselhável para o sono), mas me importo com a ausência da lua. Há que haver um ponto de luz, luminosamente pendurado, para o caso do acordar de repente. Acordar é enxergar, é ter certezas, é estar seguro.
A penumbra assusta mais porque esconde do que porque revela o perfil daquilo que não existe.
Eu gostaria de existir no sono, mas poucas pessoas sabem a cor dos dentes de Deus. Poucas pessoas se entregam a Ele enquanto dormem. Temem o não regresso e por isso O desconhecem mais e mais.
Dentro do aquário da noite não procuro refúgios para proteção contra o predador notívago, sei que nada pode destruir meu solo noturno. Terremoto? Arma de fogo? Dardos envenenados? Ausências involuntárias, inverídicas, palpáveis?
Nada disso abala meu solo noturno. Basta que feche meus olhos, não cante nem conte carneiros, basta que feche meus olhos, como meu mundo, fechados. A calma do corpo estendido, a mente delicada então.
Espero o sono todas as noites costurando minhas extremidades no aquário, sei que nada tira de mim o meu solo noturno, nem esse feixe de flechas, das tuas, que ainda nem experimentei.

Um comentário:

Nívea Moraes Marques disse...

Eu, como o peixe, durmo no aquário, sem nenhum comentário...